quinta-feira, 16 de julho de 2009

Notícias de Vouzela

"Juntos Temos Poder", um livro solidário


O mundo da solidariedade tem mais um exemplo vivo, sob a forma de livro. Intitula-se " Juntos Temos Poder ". É da autoria do Dr. Pedro Miguel Rocha, com prefácio do Dr.Fernando Nobre, Presidente da AMI e aborda um tema de uma enorme importância e utilidade: o da entrega a missões de voluntariado em campos de refugiados. Partindo de projectos de vida bem ficcionados, todo o enredo se desenrola à volta de um médico português, viúvo, que, cansado de sua carreira normal, resolve partir em busca de uma outra missão: essa, a de se entregar aos outros, que sofrem na carne e no espírito a dureza de cruéis guerras, o que motiva a agir as personagens deste romance, que tudo arriscam para minorar tão doloroso sofrimento.
A acção passa-se no campo de Refugiados de Enatarame, numa das fronteiras de Moçambique, ali para o lado do Lago Niassa e nela intervêm, então, Cristóvão Santos, 57 anos, médico português, Gustavo Tori, funcionário da ONU, Almar Van Dijk, voluntária holandesa, Robert Edwards, tradutor e professor de nacionalidade americana e os enfermeiros Adrien Blanc, da França, Dulce Rodriguez, da Espanha e Dominique Lautens, da Suíça. Num ambiente de uma internacional e bem conseguida cooperação, toda esta gente se afadiga em procurar dar o seu melhor à causa que abraçaram, que Pedro Miguel Rocha tão bem retrata (...)
Se o voluntariado é o mote, o objectivo de Pedro Miguel Rocha vai ainda para além dessa ideia, pois pretende dar um passo mais arrojado: fazer parte de um movimento mais vasto, que visa conseguir um mundo melhor, mais justo, mais humano e mais solidário.

In Notícias de Vouzela, 16 de julho de 2009, p.12



Sem comentários:

Enviar um comentário