sexta-feira, 29 de abril de 2011

SIC Notícias

28.04.2011 17:43
Braga, 28 abr (Lusa) - O escritor Miguel Pereira da Rocha recebe hoje o "Prémio Literário Maria Ondina Braga" instituído para "honrar a memória da escritora" e atribuído ao escritor pela obra "O Ermita Galego".
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Câmara Municipal de Braga informa que o "Prémio Literário Maria Ondina Braga" é atribuído de dois em dois anos, por concurso, a obras de ficção e poesia alternadamente.
Este galardão instituído pela Câmara Municipal de Braga, tem como objetivo "desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita" assim como "honrar a memória desta insigne escritora".
A obra da escritora, segundo o comunicado, "representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e uma grande motivo de orgulho para todos os bracarenses".
O vencedor deste ano, Pedro Miguel Pereira da Rocha, é licenciado em Ensino de Português e Inglês, tendo complementado a sua formação académica, em 2006, com uma pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação.
Em 2009 publicou "Juntos Temos Poder", em 2010 "Chegámos a Fisterra" e "Já Não se Fazem Homens como Antigamente", e, em 2011 "O Eremita Galego".
Maria Ondina Braga nasceu em Braga em 1932 e iniciou-se nas letras através da poesia, tendo publicado dois livros de poemas, a par de crónicas de carácter social para jornais bracarenses.
Deu aulas de Inglês e Português em Angola e Goa, onde assistiu à ocupação indiana, mas também em Macau, entre 1959 e 1965.
Em Lisboa colaborou com jornais e revista "das quais se destacam: o "Diário Popular", "A Capital" e "Colóquio/Letras" até que se recolheu em Braga, onde em 1990 foi agraciada com a Medalha de Ouro da cidade em 1994.
Miguel Pereira da Rocha recebe hoje a distinção na Biblioteca Craveiro da Silva.
http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/04/28/literatura-premio-maria-ondina-braga-entregue-hoje-em-braga-a-miguel-pereira-da-rocha




Sem comentários:

Enviar um comentário