terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Blogue "Morrighan"

O Eremita Galego
Pedro Miguel Rocha

Editora: Esfera do Caos

Sinopse: Este livro conta-nos a história de um professor universitário de filosofia, de 50 anos, que, a dada altura, vergado por conflitos pessoais e profissionais, e por uma devastadora intriga que o leitor acompanhará com emoção, sente uma incontornável neces­sidade de se refugiar na costa galega, num casebre abandonado. Viverá, então, a partir daí e durante vários anos, totalmente isolado do mundo, relegado, por opção própria, à quase exclusiva com­panhia do mar.

Opinião: São poucos os autores que têm a capacidade de nos deixar pensativos e introspectivos após uma leitura. Isto, porque nem todos conseguem tocar-nos na alma e falar-nos ao espírito, obrigando-nos a pôr umas quantas coisas em perspectiva. Pedro Miguel Rocha, para além de ter essa capacidade, tem a mestria de nos comover, revoltar e por fim provocar um sentimento de redenção para com o que nos rodeia. 

A nossa a vida, a nós pertence. O caminho que percorremos é decido a cada instante pelas nossas acções. Esquerda ou direita, acreditar ou duvidar, pôr em causa ou seguir cegamente, lutar ou desistir.

'O Eremita Galego' dá-nos a conhecer um homem que decide lutar pelo seu sonho, ser escritor. Mas depois de uns quantos 'nãos' editoriais com as famosas respostas 'não se enquadra na nossa linha editorial' por ser demasiado objectivo e realista, começa a duvidar de si próprio. A sua esposa começa a cobrar o tempo que ele perde à volta desse sonho que não passa mesmo disso, de um sonho. Até que uma semente é semeada, uma semente de inveja e traição e o mundo deste nosso filósofo desmorona. Ele isola-se. A vida continua na mesma. Quando decide voltar ao mundo real, é arrebatado por uma série de factos que o fazem agarrar de novo à vida, dando-lhe a motivação necessária para deixar uma marca benéfica da sua existência.

Adorei este pequeno livro do Pedro Miguel Rocha. Um autor autêntico, com uma escrita comovente tocando em vários pontos sensíveis. Um autor a ter em conta. Gostei.



http://www.branmorrighan.com/2012/02/opiniao-o-eremita-galego-de-pedro.html



Sem comentários:

Enviar um comentário